Central de atendimento:
(43) 3379-2600
Central de doações:
(43) 3343-3300 | (43) 99998-3300
pten

 

Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • HCL participa de evento sobre radioterapia no hospital Albert Einstein

HCL participa de evento sobre radioterapia no hospital Albert Einstein

Participação no evento faz parte dos esforços da instituição para fortalecer o serviço de Radioterapia

  • Encontro Einstein 1
  • Encontro Einstein 2
  • Encontro Einstein 1
  • Encontro Einstein 2

O Hospital do Câncer de Londrina marcou presença no 2º Encontro Multiprofissional de Radioterapia do Hospital Albert Einstein, realizado nos dias 1º e 2 de dezembro. Na ocasião, a instituição paranaense foi representada pela médica radioterapeuta Dra. Tatiana Leitão de Azevedo.

No HCL desde abril de 2018, Dra. Tatiana participou do evento como uma das mediadoras da mesa redonda sobre tratamentos estereotáxicos. Segundo ela, trata-se de um tipo de terapêutica utilizado para localizar os alvos para o tratamento de radioterapia. “É uma técnica mais precisa e com maior tecnologia”, afirma.

Para a médica, o encontro foi uma excelente oportunidade de representar o HCL em nível nacional ao lado de grandes profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuam com radioterapia. Além disso, houve uma importante troca de conhecimento e atualização em relação às melhores e mais recentes tecnologias radioterápicas.

O encontro

Realizado em São Paulo, o 2º Encontro Multiprofissional de Radioterapia do Hospital Albert Einstein teve como objetivo integrar os diversos profissionais que atuam com radioterapia para evidenciar as vantagens e os benefícios desse tipo de tratamento para os pacientes, além de divulgar boas práticas e uma visão geral dos lançamentos de equipamentos utilizados nos tratamentos.

Expansão da Radioterapia

Em 2017, foram realizados mais de 40 mil atendimentos no serviço de Radioterapia do HCL. Isso contando com dois equipamentos de linha de frente: um acelerador linear e uma bomba de cobalto. “O primeiro não suporta toda a demanda e o segundo é uma tecnologia em processo de desuso”, explica a gestora de Ações Estratégicas e Projetos, Mara Fernandes.

Mesmo assim, para não prejudicar os pacientes, os equipamentos vêm operando em sua capacidade máxima, assim como os colaboradores. “Para suprir a alta demanda, nosso setor de Radioterapia inicia os atendimentos às 7 horas e, muitas vezes, só os encerra às 23”, conta. 

Para solucionar esse gargalo, a instituição desenvolveu um projeto de expansão robusto, que envolve aprimoramento estrutural, técnico e científico.

A chegada da médica radioterapeuta Dra. Tatiana Leitão de Azevedo e sua participação no 2º Encontro Multiprofissional de Radioterapia do Hospital Albert Einstein são algumas das ações da instituição para fortalecer seu serviço de Radioterapia.

Formada em Medicina pela UNIFENAS (2011), com residência médica em radioterapia pelo Hospital de Câncer de Barretos e residência em radioterapia de alta tecnologia pelo Hospital Albert Einstein, Dra. Tatiana integrou a equipe do HCL em abril de 2018 com o objetivo de estruturar o setor e qualificar ainda mais o atendimento oferecido aos pacientes.

A obra de expansão do local, já em curso, também faz parte desse processo. A meta é atualizar a estrutura física do serviço de Radioterapia e prepará-la para receber dois novos aceleradores lineares, principal equipamento de tratamento radioterápico.

Parte disso acontece em decorrência do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, programa do Ministério da Saúde, no qual o HCL teve projeto aprovado em 2012 e que garante à instituição a construção de um bunker e a entrega de um acelerador linear.

O segundo equipamento faz parte do projeto “O fator humano na busca pela excelência”, elaborado pela Gestão de Ações Estratégicas e Projetos do HCL em conjunto com as gestões de Enfermagem e Administrativa e aprovado no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde.

A expectativa é de que as obras sejam finalizadas e entregues em abril de 2019.

Assessoria HCL

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
(43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina. Todos os direitos reservados.