Aconteceu na última terça-feira (12) a inauguração oficial das obras de reforma e ampliação do Pronto Atendimento do Hospital do Câncer de Londrina. As obras fazem parte do projeto “Apoio à Atenção Oncológica do Hospital do Câncer de Londrina”, submetido em 2013 ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde.
Iniciada em 2014, a ampliação do Pronto Atendimento integra a reforma de mais de 800 metros quadrados de área ambulatorial, que também inclui a Endoscopia, inaugurada em junho de 2016, e o Ambulatório.
Antes disso, o hospital não possuía uma ala específica para atendimento emergencial nem dispunha da estrutura ideal para atender a demanda, o que aumentava a fila e alongava a espera por atendimento.
Hoje, o local conta com recepção exclusiva, banheiros, dez leitos distribuídos pelas salas de emergência, de triagem, de observação e de inalação, além de sala de coordenação, posto de enfermagem, copa e quarto para o plantonista.
Para a gestora de Ações Estratégicas e Projetos Mara Fernandes, a inauguração representa o atingir de uma meta. “O PRONON vem permitindo diversos avanços em nosso hospital. Inaugurar o Pronto Atendimento é para nós uma satisfação e a coroação de anos de trabalho”.
Segundo o gestor administrativo Edmilson Garcia, toda a reforma e ampliação foram concebidas de acordo com o planejamento estratégico da instituição e o resultado disso pôde ser percebido mesmo antes de o local estar finalizado. “Com um espaço exclusivo para o P.A. temos condições de atender pacientes em urgência e emergência com a estrutura adequada, empregando a qualidade e a segurança devida”, afirma.
O diretor Médico Técnico do HCL, Dr. Claudio Camacho explica que a principal melhoria está no aprimoramento da assistência oferecida ao paciente oncológico em casos de urgência ou emergência.
“Em decorrência da própria doença e do tratamento, esses pacientes sofrem com intercorrências que precisam de avaliação em caráter de urgência ou emergência. Nesse sentido, o P.A. atende às necessidades e promove a melhoria constante de nossos serviços”.
A enfermeira e gestora de Enfermagem da instituição Manoela Germinari atesta e explica que a assistência aos pacientes oncológicos deve ser diferenciada, já que eles requerem intensos cuidados.
“É preciso ter uma visão holística, com atendimento humanizado e exigindo da equipe técnica e conhecimento científicos e habilidades no reconhecimento de sinais e sintomas próprios dos pacientes oncológico. A ampliação do Pronto Atendimento nos proporcionou contemplar esse tipo de atendimento”.
Segundo Manoela, o pronto atendimento recebe cerca de 900 pacientes por mês.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração o presidente do HCL Francisco Ontivero, o presidente do Conselho Deliberativo Nelson Dequech, além de membros do Conselho Gestor. Representando o município, esteve o Secretário Municipal de Saúde Felippe Machado.
Texto e fotos: Assessoria HCL