Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • Hospital do Câncer inaugura pronto atendimento

Hospital do Câncer inaugura pronto atendimento

Aconteceu na última terça-feira (12) a inauguração oficial das obras de reforma e ampliação do Pronto Atendimento do Hospital do Câncer de Londrina. As obras fazem parte do projeto “Apoio à Atenção Oncológica do Hospital do Câncer de Londrina”, submetido em 2013 ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde.

Iniciada em 2014, a ampliação do Pronto Atendimento integra a reforma de mais de 800 metros quadrados de área ambulatorial, que também inclui a Endoscopia, inaugurada em junho de 2016, e o Ambulatório. 

Antes disso, o hospital não possuía uma ala específica para atendimento emergencial nem dispunha da estrutura ideal para atender a demanda, o que aumentava a fila e alongava a espera por atendimento.

Hoje, o local conta com recepção exclusiva, banheiros, dez leitos distribuídos pelas salas de emergência, de triagem, de observação e de inalação, além de sala de coordenação, posto de enfermagem, copa e quarto para o plantonista. 

Para a gestora de Ações Estratégicas e Projetos Mara Fernandes, a inauguração representa o atingir de uma meta. “O PRONON vem permitindo diversos avanços em nosso hospital. Inaugurar o Pronto Atendimento é para nós uma satisfação e a coroação de anos de trabalho”.

Segundo o gestor administrativo Edmilson Garcia, toda a reforma e ampliação foram concebidas de acordo com o planejamento estratégico da instituição e o resultado disso pôde ser percebido mesmo antes de o local estar finalizado. “Com um espaço exclusivo para o P.A. temos condições de atender pacientes em urgência e emergência com a estrutura adequada, empregando a qualidade e a segurança devida”, afirma.

O diretor Médico Técnico do HCL, Dr. Claudio Camacho explica que a principal melhoria está no aprimoramento da assistência oferecida ao paciente oncológico em casos de urgência ou emergência. 

“Em decorrência da própria doença e do tratamento, esses pacientes sofrem com intercorrências que precisam de avaliação em caráter de urgência ou emergência. Nesse sentido, o P.A. atende às necessidades e promove a melhoria constante de nossos serviços”.

A enfermeira e gestora de Enfermagem da instituição Manoela Germinari atesta e explica que a assistência aos pacientes oncológicos deve ser diferenciada, já que eles requerem intensos cuidados. 

“É preciso ter uma visão holística, com atendimento humanizado e exigindo da equipe técnica e conhecimento científicos e habilidades no reconhecimento de sinais e sintomas próprios dos pacientes oncológico. A ampliação do Pronto Atendimento nos proporcionou contemplar esse tipo de atendimento”.

Segundo Manoela, o pronto atendimento recebe cerca de 900 pacientes por mês.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o presidente do HCL Francisco Ontivero, o presidente do Conselho Deliberativo Nelson Dequech, além de membros do Conselho Gestor. Representando o município, esteve o Secretário Municipal de Saúde Felippe Machado.

 

Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...
Inauguração Pro...

Texto e fotos: Assessoria HCL

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
 (43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina | CNPJ: 78.633.088/0001-76 | Razão Social: Instituto de Cancer de Londrina | Todos os direitos reservados.