Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • Hospital do Câncer recebe novo equipamento de radioterapia

Hospital do Câncer recebe novo equipamento de radioterapia

Aparelho foi adquirido por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e de recursos próprios

O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) recebeu, neste sábado, seu mais novo equipamento de radioterapia, o Halcyon™, um acelerador linear de partículas de última geração que une um ultramoderno mecanismo de irradiação de intensidade modulada (IMRT) e a mais precisa técnica de localização diária dos pacientes, o chamado IGRT ou radioterapia guiada por imagem.

Estiveram presentes na chegada do equipamento o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, além dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Gestor do HCL: o presidente, Francisco Ontivero, o vice-presidente, Dr. Rubens Martins, o diretor financeiro adjunto, Rubens Benedito Augusto, a diretora executiva e institucional, Mara Fernandes, e o administrador geral Edmilson Garcia.

Adquirido por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, o PRONON, do Ministério da Saúde, e de recursos próprios, o aparelho foi transportado da China ao Brasil de navio e, neste sábado, chegou ao hospital para reforçar a estrutura do setor de radioterapia. Ao todo, foram seis toneladas entre caixas e peças que fazem parte do equipamento movimentadas por meio de empilhadeiras e caminhões guindaste.

A tecnologia de IGRT, embarcada no Halcyon™, consiste na realização de imagens volumétricas de verificação, em tempo real, na própria máquina de tratamento antes de cada aplicação de radioterapia. O recurso garante, com a maior precisão possível, a aplicação da radiação no tumor, que pode sofrer pequenas mudanças na posição devido a movimentos respiratórios, preenchimento ou esvaziamento de alguns órgãos ou até mesmo pequenas alterações de posicionamento de um dia para o outro.

A utilização do aparelho no tratamento oncológico depende de uma série de fatores, assim o médico radio-oncologista e o físico médico avaliam quais são os casos cujo diagnóstico terá beneficio com esse tratamento.

Em dois anos, o Halcyon™ é o segundo acelerador linear de partículas de alta tecnologia que o hospital recebe e que, somados aos investimentos em infraestrutura e recursos humanos, posicionam o parque tecnológico de radioterapia do HCL entre os melhores do País.

“Para nós, é uma grande alegria receber este novo acelerador linear para reforçar nosso setor de radioterapia. Trata-se de uma tecnologia de última geração que nos permitirá elevar o nível de tratamento que ofertamos visando maior qualidade, conforto e bem-estar aos nossos pacientes”, afirmou o administrador geral Edmilson Garcia.

Texto e fotos: Assessoria HCL

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
 (43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina | CNPJ: 78.633.088/0001-76 | Razão Social: Instituto de Cancer de Londrina | Todos os direitos reservados.