Notícias HCL

  • SOBRE O HOSPITAL
  • Notícias
  • HCL realiza encontros virtuais entre pacientes e seus familiares

HCL realiza encontros virtuais entre pacientes e seus familiares

27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo, nesta data reforçamos a importância destes profissionais na assistência hospitalar

Com a pandemia de COVID-19, muitos pacientes precisaram ser internados em unidades de isolamento. Estes espaços preservam a segurança tanto dos pacientes, como de familiares e da equipe médica. Assim, as visitas presenciais, na maioria das situações, não são autorizadas.

Sem acesso a celulares ou sem a capacidade de usá-los, somado à impossibilidade de visitas, muitos pacientes atingem níveis altos de ansiedade, episódios de depressão, além da tensão e estresse causado pelo contexto do coronavírus.

Nesse cenário, a equipe multidisciplinar, encabeçada pela equipe de psicologia, assim como aconteceu em diversas outras instituições de saúde no país e no mundo, decidiram adotar os recursos digitais no cotidiano de atendimento, como as visitas por vídeochamadas.

Esses encontros virtuais funcionam como um momento de aproximação entre equipe de enfermagem, psicólogos, pacientes e seus familiares. Durante a conversa, é possível esclarecer eventuais dúvidas, além de ser um momento de aproximar essas pessoas, estreitar os laços, conversar e propiciar afeto e segurança aos pacientes e suas famílias.

“É através do telefone que pedidos, orações, declarações e afeto são transmitidos, é através dessas chamadas que dizer "eu te amo" olhando nos olhos se tornou possível”, comenta Giovanna Jota, psicóloga do HCL, sobre essas sessões.

O projeto só foi capaz por meio do empenho da equipe de psicologia e do apoio da Enfermagem em todo o processo. Para Giovanna, as vídeochamadas são um recurso a ser utilizado além dos casos de COVID-19, mas a pandemia acelerou essa adaptação. Porém, sempre zelando pelo cuidado e atenção em todo momento.

Texto e fotos: Assessoria HCL

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(43) 3379-2600

CENTRAL DE DOAÇÕES

(43) 3343-3300
 (43) 99998-3300

ONDE ESTAMOS

Rua Lucilla Ballalai, 212
Londrina-PR
CEP: 86015-520

REDES SOCIAIS

Copyright © 2018 HCL - Hospital do Câncer de Londrina | CNPJ: 78.633.088/0001-76 | Razão Social: Instituto de Cancer de Londrina | Todos os direitos reservados.